quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mas e o curso de Jornalismo?

Nós aqui do Deu a Louca! fazemos Jornalismo e até hoje ninguém falou sobre isso! Aproveitando que estamos de férias (sim, podem ficar com invejinha) resolvi falar um pouquinho sobre o que a gente aprendeu (ou eu aprendi) com esse primeiro período do curso.

Primeiramente, para os que pensam que Jornalismo é profissão que pode ser praticada sem diploma eu gostaria de fazer apenas uma ressalva: Você deixaria um engenheiro sem diploma construir a sua casa? Ou um médico sem diploma cuidar da sua saúde? Não? Então porque um jornalista sem diploma pode servir como ferramenta para te informar as principais notícias do dia? Assim como na educação infantil, aprendemos coisas que levamos para o resto da vida (respeito, cooperação, educação) a faculdade, para um jornalista, é necessária para que ele aprenda sobre ética, sobre o que é notícia (não, a mulher melão ter ido ao salão não é notícia), sobre respeitar fontes e principalmente sobre tentar sempre falar a verdade.

Se você pensa em tentar o vestibular para jornalismo em breve (ou não), ai vão certas coisas que devem ser levadas em consideração:

  • Jornalista não ganha MUITO dinheiro. O suficiente e só. Então, nada de dar uma de Becky Bloom (a jornalista-econômica-que-não-sabe-nada-de-economia) e sair comprando zilhões de coisas. Você vai ficar afundado em dívidas (BEM Becky Bloom, né?)

  • Pode parecer lindo a faculdade de jornalismo e você pode achar que você vai aprender coisas sobre rádio, TV e vai ficar fera e tal. Ok, você vai ficar fera (se se esforçar), mas o início do curso, é só teoria. APENAS teoria. Mas sem teoria, nada de prática, certo?
  • Antes de pensar em jornalismo, pense que você terá de enfrentar as mais adversas situações e a grande maioria delas são coisas que você NUNCA pensou em fazer na sua vida. Liberte-se dos seus preconceitos: eles não são legais para NENHUMA profissão.
  • Não entre na faculdade pensando em fama. A grande maioria dos jornalistas famosos de hoje em dia batalhou muito (ou nem tanto) pra chegar onde está.
  • Pode dar certo nos filmes, mas já vou falar que é meio difícil achar o amor da sua vida enquanto você está fazendo uma reportagem, como em Nunca fui beijada, com Drew Barrymore ou em Como perder um homem em dez dias, com a Kate Hudson. Quer dizer, não é impossível , né Thaís? Ai, vocês tinham que conhecer o Leo *-* haha

  • Assista a alguns filmes sobre o assunto. Comédias românticas são fofas e tudo mais, mas não rola né?
Cidade do Silêncio, com Antônio Banderas (LINDO!) e a Jennifer Lopez mostra um pouquinho da profissão e das dificuldades de se fazer AQUELA reportagem. Baseado em fatos reais, o filme se passa na fronteira México/ Estados Unidos e nos mostra coragem e bravura.

Acima de qualquer suspeita nos prende do início até o fim. Sério. Além de ter o lindo Jesse Metcalfe como personagem principal, o jornalista CJ Nichols o enredo do filme pergunta o tempo inteiro para os jornalistas: até onde você iria pela reportagem da sua vida? Já vou adiantando que o final é surpreendente, mas se você for observador, desvenda nos primeiros minutos do filme.


E se você for na Wikipedia lá tem mais uma listinha de filmes que você pode assistir também.

Então, essas são algumas coisas que se deve levar em consideração antes de se pensar em jornalismo. Eu não levei em consideração nada disso, mas estou muito feliz com o meu curso, de verdade. Antes de mais nada, esse não é um post pra fazer você que já se decidiu sobre o curso desistir dele. De forma alguma. É mais pra gente que ainda não se decidiu, ponderar sobre ele. Porque no final das contas, é claro, faculdade é sempre faculdade. É por lá que você conhece aquelas pessoas super interessantes, que gostam das mesmas coisas que você e que estão sempre dispostas a encarar uma loucura com você. O Deu a Louca! nasceu disso, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário