quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Para gostar de ler: Orgulho e Preconceito


Você com certeza já viu algum filme que é um pouquinho baseado em ‘Orgulho e Preconceito’. Se for menina, com certeza já se apaixonou por um desses personagens inspirados em Mr. Darcy e se for menino já admirou algumas personagens baseadas em Elizabeth Bennet. Você pode até achar que eu estou brincando, mas você já viu comédias românticas? Sabe aquele mocinho que a mocinha ODEIA no início e que depois fica apaixonada por ele e vice-versa? Pois é. Uma das primeiras versões desse tipo de história foi Jane Austen que concebeu, em 1797, mas que só foi publicado pela primeira vez em 1813!

Além de inspirar um monte de livros e filmes que a gente conhece, a obra já teve várias adaptações para a TV, pro cinema e mesmo pra livros. Em 1936, o livro teve uma das suas primeiras adaptações conhecidas, para o teatro. A partir daí, não parou mais. Em 1940, teve sua primeira adaptação para o cinema e em 1980 a primeira adaptação para a televisão. O livro já teve musical da Broadway, que estreou em 1959 e outros musicais – que não foram na Broadway, mas fizeram sucesso do mesmo jeito – em 1995 e 2008. Aliás foi também em 1995 que a BBC produziu ‘Pride and Prejudice’ (título em inglês) para a televisão, com Colin Firth no papel de Mr. Darcy. E foi inspirada em Colin Firth que fez Helen Fielding descreveu Mark Darcy, protagonista de O diário de Bridget Jones, reconto moderno da fábula de Austen. E adivinhe quem ficou com o papel de Mark na adaptação para o cinema? Colin Firth.

A mais recente adaptação cinematográfica de ‘Orgulho e Preconceito’ concorreu merecidamente a quatro Oscars e apesar de não ter levado nenhum ganhou o respeito da crítica e foi considerado, juntamente com a série de 1995, a melhor adaptação da obra. O filme que traz Keira Knightley – de Piratas no Caribe! – e Matthew Macfadyen no elenco foi um sucesso de bilheteria dentro e fora da Inglaterra e ganhou até uma versão com oito minutos a mais para o público americano.

O livro já ganhou mais adaptações além de O diário de Bridget Jones e a mais recente é quase uma sátira, chamada Orgulho e Preconceito e Zumbis, em que Elizabeth é uma guerreira ninja, bem como Mr. Darcy. Bem divertido!

Vocês perceberam que eu nem soltei muito sobre o que acontece no livro né? Sabe porque? Adoro quando as pessoas ficam curiosas e lêem o que eu recomendo. E ‘Orgulho e Preconceito’ é recomendadíssimo, porque faz uma crítica bem irônica sobre a sociedade da época (que é até meio atual viu?). Além disso, Elizabeth é uma pessoa muito espirituosa e a gente torce o livro inteiro pra ela encontrar o final feliz dela. E é claro, tem Mr. Darcy, que você tem que ler pra falar sobre, porque sério, o cara é foda. E você pode até pensar que é MUITO clássico namorar do jeito que eles namoravam, mas acho que isso é a parte mais bonita. Depois que ler, dá uma procurada na internet que você acha rapidinho a série pra baixar – ela só tem 6 capítulos – e depois alugue o filme, de 2005. E é claro, se apaixone.

P.S.: É uma verdade, universalmente conhecida que toda mulher procura um Mr. Darcy!

Um comentário:

  1. a serie pra fazer download http://www.vmseries.com/series-canceladas/pride-and-prejudice/download-pride-and-prejudice-1%C2%AA-temporada-legendado.html

    ResponderExcluir