quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mudança repentina de humor: Transtorno Bipolar


Por Thais Bittencourt

Com certeza você já passou por um péssimo dia em que seu humor alterou de acordo com o clima. E possivelmente você conhece alguém que troca tanto de humor quanto troca de roupa. Com as mulheres é mais comum essa alteração de bem (ou mal) estar com o mundo, já que uma vez por mês, nossos hormônios entram em erupção por causa da menstruação. Já os homens não são tão afetados pelo chamado comportamento ‘de lua’, de várias fases.

Até aí tudo bem, a vida não é fácil: temos contas a pagar, namorado para aguentar, estudo, trabalhos a fazer, festas a comparecer e tarefas árduas comuns a nossa sociedade atual. Mas esse comportamento volátil pode afetar algumas pessoas de maneira mais grave, tornando-se até mesmo uma doença, chamada de Transtorno Bipolar ou Psicose Maníaco-depressiva.

Esse Transtorno é caracterizado por mudanças mais bruscas de humor e pode causar grandes prejuízos na vida do indivíduo. A média de pessoas afetadas por esse comportamento é de 8 a cada 100 indivíduos e nesse caso, manifesta-se igualmente nos dois sexos.

Saiba alguns sintomas da doença bipolar:

- Humor excessivo, alegria exagerada;

- Extrema irritabilidade, impaciência;

- Agressividade;

- Pensamentos de morte ou suicídio;

- Excesso de sono ou muita insônia.

O tratamento mais comum é por medicamentos a base de carbonato de lítio, que auxiliam a estabilizar o humor. Além do tratamento psiquiátrico que deve ser mantido por algum período.

Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/

8 comentários:

  1. Piúris, eu também acho que possuo esse bixo ai. !! KKK


    Kibom é ótimo!

    ResponderExcluir
  2. eu sofro disso mas sou pior do que isso...
    minha mãe diz que tenho alguma doença pq meu humor muda em questão de segundos... e nunca me sinto feliz... sempre estou triste... =/

    ResponderExcluir
  3. minha esposa desde que a conheço , se irrita com muita facilidade , como tambem muitas vezes tem momentos de apatia, adora dormir , parece querer desligar.Sera que ela ´portadora d transtorno bipolar

    ResponderExcluir
  4. Meu esposo esses dias estava hiper contente e derepente por uma má resposta do filho caçula ele se transformou (adolescente)... Só que não é a primeira vez que acontece.. Já aconteceu em outras ocasiões... Ele me culpa por não educar direito os meus filhos e disse que morto ou vivo ninguém irá ligar para ele...Fica sem conversar conosco dentro de casa... é uma situação horrível... O que devo fazer?

    ResponderExcluir