terça-feira, 31 de agosto de 2010

Poesia da Imobilidade.



Peter Urmenyi disse certa vez que a A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.
Acho que todo mundo que sonha em fazer jornalismo é apaixonado com fotografia. Assim como todo mundo que não faz jornalismo também. Ou pelo menos eu pensava que era apaixonada né? Até o dia em que o professor falou: “Ah é, ama fotografia? Fala o nome de cinco fotógrafos que você conhece ai.” E então todo mundo da minha sala ficou calado.  Então ele mandou a gente fazer um trabalho de pesquisa: cada um tinha que levar o fotógrafo que mais se identificasse. Separei alguns que me chamaram atenção e que tem umas fotos MUITO maravilhosas. ‘Bora’ conferir?
1) Robert Doisneau
Robert nasceu e morreu na França e foi por lá mesmo que se consagrou como fotógrafo. Contribuiu para várias revistas, inclusive para a Vogue. Ficou famoso por causa de suas fotos MARAVILHOSAS do cotidiano francês. Todas as fotos são em preto e branco, porque Doisneau acreditava que isso manteria uma cidade mais clássica. Sua fotografia mais famosa, “O beijo do Hotel de Ville” é criticada por muitos fotógrafos porque foi ‘montada’. Robert viu o casal de namorados e como precisava de uma foto para O Dia de São Valentim, pediu para que posassem para ele. A foto pode até ser montada, mas com certeza, é uma das mais lindas de todos os tempos. Fala sério se não dá vontade de pegar um avião correndo e ir pra Paris? (Mas ok, eu tenho vontade de fazer isso mesmo sem as fotos). Aqui você acha mais fotos dele! Corre lá.
2) Peter Funch
Peter é um dinarmaquês, radicado americano que trabalha até hoje com fotos MUITO loucas. Eu explico porque: Peter deixa sua câmera posicionada em um lugar estratégico, no meio da rua e assim ele captura cenas típicas chamadas de street photography ou fotografia de rua, na tradução livre. Isso nem é a parte emocionante. O mais legal e também o mais louco, é que Funch faz depois montagens onde as fotos ganham um padrão: uma foto só com pessoas de preto e pombas brancas, por exemplo. Ou uma foto em que todo mundo esteja bocejando… Visita logo o site do cara, porque ele é o cara!
3) Nick Brandt
Nick é um inglês, apaixonado pela África. Isso explica MUITO o sucesso das suas fotos, todas elas do Continente. Lembra quando você era pequeno e tinha vontade de carregar todos os animais pra sua casa? Olha a vontade voltando… Brandt faz fotos tão lindas que fazem a gente querer ir dar uma passeada na África e voltar com uns bichos lindos e fofos de lá… Nick já lançou dois livros com as suas fotografias, que são todas em preto e branco. Lá no site dele tem um tanto! Confira!
4) Clark Little
Clark começou a tirar fotos porque a esposa queria colocar um quadro para decorar o lugar onde vivem, no Havaí. Sim, eles moram no Havaí. Ai o que ele fez? Comprou um aparelho todo especial pra isso (uma câmera que é a prova d’água e que tira cerca de dez fotos por segundo) e foi lá fazer as fotos. Little, que era surfista diz que sua experiência como tal o ajudou muito. Ninguém duvida. Imagina conseguir tirar essas fotos maravilhosas enquanto você tá surfando? Tem gente que não surfa nem na areia, haha! Hoje em dia, Clark vive da renda de suas fotos. E bom, o que nos resta fazer senão sentir uma invejinha bem pequenininha? O cara mora no Havaí, faz o que gosta e ainda ganha pra isso? Resta visitar o site dele e pensar que a gente vive por lá! :D
5) Caesar Lima
O nome pode até ser conhecido, mas lá fora. Caesar é um brasileiro que está fazendo sucesso lá fora. Ele já fez até um livro, chamado ATLETA, onde vários atletas posaram para suas fotos e doaram o cachê para instituições de ajuda à criança.  Ele também tira fotos para editorias de moda e fotografa várias pessoas famosas, além de atletas. Caesar foi pros EUA por puro acaso, mas não se esqueceu do Brasil e tem orgulho do país em que nasceu. Também pudera. É óbvio que tanto sucesso tem um pouquinho de Brasil no meio né? Visite o site dele e orgulhe-se, porque afinal, é do Brasil!
É claro que não são só esses ai de cima que fazem boas fotos. Temos um monte de ÓTIMOS fotógrafos por ai. Coloquei esses ai de cima, porque foram os que me chamaram a atenção na apresentação que o professor pediu. Fiz questão de anotar o nome deles pra procurar depois. E pra postar aqui, é claro. 
Dia 19 de agosto foi Dia Mundial da Fotografia. Estamos comemorando um pouquinho atrasadas, mas estamos… Hoje, 31 de agosto, é Dia Mundial dos Blogs. Então, primeiro, parabéns para nós, blogueiras e pra vocês, leitores, que nos aguentam né?
Mas para comemorar as duas datas como se deve, que tal dar uma pesquisada em blogs de fotografia? Ou no próprio Flickr? Garanto que você vai achar coisas lindas por ai. E vai se viciar nelas. 
Pra começar, visite o Blog da Foto, que tem fotos, fotógrafos, dicas… muito legal mesmo.
E ai, já decidiu seu fotógrafo preferido?
Beijos,
Nathália Campos

Para gostar de ler: A mediadora


Já falei pra vocês que eu amo a Meg mais que todos os outros autores que eu já li. Minha ‘obsessão’ começou com a famosa série O Diário da Princesa. E depois, o que eu descobri? A Mediadora! Então, a Mia, que era a minha preferida de todos os tempos, passou pro segundo lugar no trono e assim, dentre todos os livros da Meg, o prêmio de melhor heroína, melhor mocinho, melhor vilão, melhor enredo e é claro melhor série de todos os tempos vai para A Mediadora!
Deixe-me explicar por que. Temos por ai zilhões de histórias sobrenaturais. Parece que é a receita pro sucesso hoje em dia. Junte uma mocinha indefesa, um vilão MUITO mal e um mocinho super protetor… tcharam! Sucesso. A Mediadora não é mais uma dessas histórias: foi escrita bem antes dessa onda crepuscular tomar conta do mundo, a Suze não é uma fracote que depende dos outros pra tudo e além disso, consegue ser envolvente, engraçada, emocionante e MUITO viciante. Mas vamos ao resuminho…
Suze é uma mediadora: ela pode ver fantasmas e tem a função de ajudá-los a ir para um outro plano. Ela não faz isso do jeito que deveria: sai chutando a bunda dos fantasmas – porque ela consegue encostar neles -  e dando MUITOS socos neles. Sempre fez assim e sempre deu certo. Isso até ela chegar na Califórnia, onde sua mãe vai morar com o padastro e os seus três meio-irmãos: Soneca, Mestre e Dunga, que é óbvio não se chamam assim, mas é assim que Suzannah os apelidou – sem eles saberem – por causa de suas características. Na ensolarada Califórnia, Suze vai estudar em um colégio de religiosos e conhece o Padre Dominic, que é mediador como ela, mas não concorda com nenhum dos seus métodos. Além do Padre Dominic, Suze tem um outro conselheiro, vindo do além: seu pai, que sempre conversa com ela. Os dois vivem tentando ensiná-la que violência não leva a nada e que ela deve resolver as coisas conversando…
O problema é que Suze quer chutar todos os fantasmas que ela vê na frente… quem dirá um que mora no seu quarto. Só que o Jesse que é o cara/ fantasma mais fofo (e lindo, perfeito e maravilhoso do mundo) vive vagando no quarto de Suze há muito tempo. E ele não quer sair de lá de jeito nenhum. E nem parece que a Suze quer deixar sabe? Ou seja, a garota é esperta.
A série tem seis livros e termina deixando a gente com vontade de MUITO mais! Meg, que veio no Brasil ano passado, prometeu uma continuação. A Disney já comprou os direitos pra transformar a história de Suzannah em filme (e por favor, que sejam fiéis a história!). Ou seja, de um jeito ou de outro, em breve você vai ouvir falar muito de Suze e Jesse. E pode acreditar que vai virar modinha, porque a história tem TUDO pra isso. Bom mesmo é você sair daqui agora e ir ler todos, porque sério, é impossível parar.
Os títulos são esses:
 - A terra das Sombras
- O arcano nove
- Reunião
- A hora mais sombria
- Assombrado
- Crepúsculo
A Galera Record, editora responsável pela publicação aqui no Brasil, mudou recentemente as capas, que ficaram muito gatas! Então tipo, CORRE E COMPRA!
Até semana que vem!
P.S.: Desculpas por não ter postado essa coluna ontem, que é o dia certo dela, ok?

A mágica do jeans!



Por Nathália Rosa.
A escolha da roupa pode transformar uma mulher. Faz com que ela se torne mais bela, quanto ao contrário. Por conta disso, as personais stylists Cris Gabrielli e Fernanda Resende, nos ensina a encontrar a calça ideal para cada tipo físico.
Para quem quer disfarçar a perna fina, o truque é criar volume! É possível gerar uma ilusão de ótica com uma calça de lavagem mais clara na coxa. Outro truque é usar peças com pregas ou modelos com bolsos laterais. E nunca use as calças largas, o efeito é o contrário do desejado e evite também as super coladas.
Agora se o objetivo for uma silhueta acinturada, invista na cintura alta. Esse tipo de jeans cria um visual de ampulheta quando acompanhado por uma blusa mais soltinha.
Já se o desejo é de diminuir o bumbum, use uma calça com cintura baixa. Esse modelo achata a região. Se a calça tiver bolsos na parte de trás, melhor ainda! Eles dão a impressão de um bumbum menor, já que distraem o olhar e dificultam a percepção da largura real.
Se a vontade for o contrário, aumentar o bumbum, use a cintura alta e calças com bolsos na parte de trás. Os modelos sem bolsos só são indicados para pessoas que têm bumbum de tamanho médio e que querem chamar a atenção para ele. Se seu bumbum é pequeno, também vale optar por bolsos mais trabalhados.

Em Homenagem ao Salu, nosso professor de religião super romântico com a esposa, aí vai um poema lindo de amor!
Lídia Lima
Metade
Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio.
Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca.
Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.

Que a música que eu ouço ao longe seja linda, ainda que triste.
Que a mulher que eu amo seja sempre amada, mesmo que distante.
Porque metade de mim é partida e a outra metade é saudade.

Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor,
Apenas respeitadas como a única coisa que resta a um homem inundado de sentimento.
Porque metade de mim é o que eu ouço, mas a outra metade é o que calo.

Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço.
Que essa tensão que me corroe por dentro seja um dia recompensada.
Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.

Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável.
Que o espelho reflita em meu rosto o doce sorriso que eu me lembro de ter dado na infância.
Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei…

Que não seja preciso mais do que uma simples alegria para me fazer aquietar o espírito.
E que o teu silêncio me fale cada vez mais.
Porque metade de mim é abrigo, mas a outra metade é cansaço.

Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba.
E que ninguém a tente complicar porque é preciso simplicidade para fazê-la florescer.
Porque metade de mim é a platéia e a outra metade, a canção.

E que minha loucura seja perdoada.
Porque metade de mim é amor e a outra metade… também.” (Autor: Oswaldo Montenegro)

Sexo seguro sempre


por Olívia Pilar
Você já ouviu falar de Skins? Não? Comece a baixar agora mesmo. É uma série focada em adolescentes ingleses que vivem basicamente de três coisas: drogas, festas e sexo. Ficou com inveja? Pois é, a vida deles parecer ser bem divertida, mas possui perigos. O post de hoje é feito sob encomenda para que você não caia naquela de que sexo sem camisinha é melhor. Sexo é bom? Sim, mas quando feito com cuidado. Não fique paranóica achando que pode engravidar a qualquer momento ou pegar uma doença, assim você não vai fazer sexo nunca. Só não se esqueça que não se proteger é o mesmo que dizer ‘oi, tenho 16 anos e quero ser mãe’. E nós, do Deu a Louca, não queremos que ninguém engravide antes dos 18 anos (como Jal, personagem de Skins), certo? Depois disso você está por conta própria e pode fazer o que bem entender da vida.
Eu fiz uma lista com os melhores métodos contraceptivos existentes. Deixando claro que ninguém aqui quer que você não faça sexo, nós aprovamos sexo. Sexo é bom para a aparência, para humor, para a cabeça. Só queremos que você tome os cuidados certos para que sexo não deixe de ser diversão para virar preocupação (repeti sexo milhões de vezes, eu sei!).
1) Preservativo Masculino (vulgo, camisinha)
- Vantagens: vende basicamente em qualquer lugar (no carnaval você ganha milhões), não precisa de receita médica e é o único que previne de DST (Doenças sexualmente transmissíveis)
- Desvantagens: de vez em quando você pode dar o azar dela furar ou ser colocada de um jeito errado
2) Pílula Anticoncepcional
- Vantagens: Ajuda a regular o ciclo menstrual, a efetividade é incrível (entre 0,3 e 1,25 usuárias a cada 100 ficam grávidas), melhora a acne (sim *—-*)
- Desvantagens: é MUITO fácil de esquecer, pode causar aumento de peso em algumas meninas ou alteração de humor.
Procure sempre uma ginecologista antes de começar a tomar, ok?
3) Injeção Trimestral
- Vantagens: você não vai esquecer, eficácia contraceptiva de 3 meses
- Desvantagens: seu ciclo menstrual pode ficar irregular
Não inclui a pílula do dia seguinte na lista porque ela só deve ser tomada em caso de emergência (quando a camisinha romper, você esquecer de tomar a pílula. Enfim.). Você pode até achar bonitinho histórias como a de Juno (a personagem principal engravida e no final fica tudo bem), mas sinceramente na vida real a coisa é completamente diferente. Não dê a louca, ok? Se cuide. Seja feliz. Faça sexo seguro! Até a próxima.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Esse lixo não é meu


Por Raissa Yelena

Hoje o meu post é um serviço de utilidade pública do Deu a Louca para todos vocês. É, sei que parece propaganda política né...mas não é! Vou alertar sobre os perigos do lixo na sociedade de forma geral e as maneiras como podemos modificar o futuro desse material. Por que para a maioria das pessoas o lixo desaparece depois de ser descartado nas lixeiras, o que claro não é verdade.

Nas grandes cidades brasileiras as matérias orgânicas e inorgânicas vão para aterros onde ficam por centenas ou até milhares de anos até serem decompostos pela natureza. Mas o grande problema dos aterros sanitários é que a matéria sob a ação de microorganismos e bactérias além de expelirem gases tóxicos como o metano, produzem um líquido altamente tóxico chamado de chorume.

Boas dicas para a diminuição da produção de lixo é a reciclagem e também a reutilização desses materiais de forma inteligente. Alguns agricultores mineiros já utilizam as garrafas chamadas pet em seus sistemas de irrigação auxiliando no controle do lixo de difícil degradação pelo meio ambiente.

Já na cidade de Tubarão, que fica em Santa Catarina, já foi desenvolvido um aquecedor solar feito com a utilização de embalagens descartáveis, uma idéia excelente de reutilização do lixo através da criatividade.

Bom, espero que conhecendo melhor o lixo que produzimos todos os dias, criamos uma consciência mais ativa sobre o que está ao nosso alcance para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Fonte site lixo.com.br

to you, with love



Por Alana
Amor. Amor de mãe, de pai, amor de melhor amiga, amor de animal de estimação, amor de literatura, amor de cinema, amor que salva, amor que machuca, amor que marca, amor que passa, amor que junta,amor não correspondido, amor que sobrevive a distancia, amor que sobrevive a distancia, amor que apoia, amor platonico, amor de criança, amor pela vida, amor que cura, amor que acalma, amor que endoida, amor que é tão forte que até doí, amor de irmão, amor inocente,amor que nunca acaba, amor sincero, amor proibido, amor, amor, amor…
Amor que circula no corpo e dá a forças para seguir em frente, amor que deixa a gente sem palavras, amor que faz a gente descobrir que ainda existem coisas boas, amor que da vontade de fazer coisas boas, de querer correr na chuva de verão. Amor que faz tudo mais ficar sem sentido, amor que faz falta, todos os dias, todos os minutos e segundos.
Amor que faz doer, e dor de amor é a pior do mundo! Machuca, deixa sem força, e sem consolo, só fica ali doendo dia e noite. E ai nessa hora a gente faz o que? Nada, só sente, pode chorar, questionar e duvidar, mas não adianta porque a cada dorzinha de amor deixa a gente mais forte. Até o dia que você percebe que o amor acalmou, (diferente de acabar),e ai ele só fica ali quieto dentro da gente.
Ai é esperar o dia que a gente vai poder pegar o todo de bom que tem dentro da gente e entregar (de novo) para algum e dizer, “toma, para você, com amor”

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Seja um voluntário!



Olívia Pilar here!
                                      
Você sofre quando vê uma criança na rua passando fome ou frio (ou os dois, o que é o mais normal)? Se sente mal quando alguém lhe pede “uns trocados” só para poder comer? Fica ainda pior quando percebe que não tem como ajudar? Está errada. Você pode ajudar, só precisa ter muita força de vontade. O trabalho voluntário é uma das melhores formas de se sentir bem ajudando o próximo.
Lembra daquele filme A Corrente do Bem? Então, toda vez que eu penso em trabalho voluntário, eu lembro dele. Ajude três pessoas e essas três ajudarão mais três, que ajudarão mais três e assim por diante. Esse é o objetivo (na minha visão) de ser voluntário. Você pode não está ajudando diretamente a acabar com a fome mundial ou com o desemprego, mas você está ao menos fazendo sua parte. Você está tentando! 
Existem vários sites com informações suficientes para que você se torne um voluntário. Se você for uma pessoa preguiçosa como eu, há também serviços que você pode fazer pela internet, como por exemplo, divulgar um site de voluntários (legal, né?). Eu fiz uma pequena lista de sites que ajudarão você (já comecei a minha corrente…brincando!) a conhecer melhor a proposta de ser voluntário (porque eu sou uma pessoa muito boa com vocês, leitoras).
Vale lembrar que ser voluntário é uma boa adição para qualquer currículo. Pense nisso!